Há uma grande questão sobre cabelos masculinos vs. cabelos femininos que envolve a diferença dos mesmos. Porém, essa diferenciação não é tão grande quanto parece. De fato, existem algumas diferenças, mas elas não se resumem ao tamanho. Por isso, vamos desmontar os mitos sobre o assunto, para depois te esclarecer a real diferença dos fios. 

Não se engane, pode ser que uma dessas diferenças seja a causadora de uma grande dor de cabeça para você. Elas são poucas, mas são sérias e podem chamar o fantasma da calvície.

cabelo masculino vs. cabelo feminin o

Diferenças não tão diferentes entre cabelos masculinos vs. cabelos femininos

Quando pensamos no contraste do cabelo entre homens e mulheres o que nos vêm à cabeça no primeiro momento é o tamanho.

Apesar de socialmente não sermos tão mais delimitados por esse padrão, é mais comum que as mulheres portem seus longos cabelos macios, delicados e bem cuidados, enquanto os homens, caso tenham algum cabelo, já está bom, apesar desse cenário estar mudando e cada vez mais homens tem buscado melhor aparência quando o assunto é cabelo. 

Esses modelos de estilo, apesar de já ultrapassados, escondem também alguns mitos que incentivaram tal padrão. São eles:

 

1º Crescimento entre cabelos masculinos vs. cabelos femininos

Existe um grande contrassenso nesta afirmação, muito propagada, não só pelo senso comum, quanto por sites e meios de comunicação. Porém, apesar de parecer, não funciona desse jeito.

Os homens, por costumarem cortar o cabelo com estilos mais curtos, notam o crescimento de forma mais perceptível que a mulher. Desse modo, a manutenção de tamanho acontece com mais frequência, enquanto para as mulheres o que importa são outros tratamentos e processos.

Lembre-se que as regras de crescimento capilar variam também com o histórico genético de cada indivíduo.

 

2º Madeixas, um assunto que não se destina somente a mulher:

Outro aspecto muito importante é o tempo gasto com o tema. Quando falamos da diferença entre cabelo masculino vs. cabelo feminino, algo que todos já sabem é que as mulheres costumam ter muito mais paciência e gosto para lidar com seus cabelos.

A arte demonstra isso quando apresenta diversas vezes mulheres conversando por horas em um processo demorado de tratamento, nutrição e diversos outros tipos de procedimentos que nem podemos imaginar.

Já os homens veem no barbeiro um lugar também de encontro, mas muitas vezes acompanhado do futebol, da conversa entre amigos, mas também da pressa.

Durante um bom tempo o cuidado com o cabelo por parte dos homens não foi para melhorar isso ou aquilo, mas porque ele já estava caindo. Alguns homens realmente, não ligam para ele nem quando isso acontece e usam até de trocadilhos e piadas para lidar com a situação – já diz a marchinha de carnaval “são dos carecas que elas gostam mais[…]”, mas, atualmente observamos que o cuidado com o cabelo por parte dos homens, tem sido muito mais do que prevenir a calvície, mas um cuidado que envolve o valor estético.

 

Cabelo masculino vs. cabelo feminino: As diferenças que realmente importam

Se falarmos sobre diferenças entre cabelo masculino vs. cabelo feminino do imaginário popular, que não valem tanto a pena assim às discussões, existem outras que não só valem quanto podem custar a integridade do seu cabelo. 

Essas diferenças são biológicas e hormonais e devem ser consideradas não só para o cuidado, quando para o tratamento da calvície, prevenção e até para um maior entendimento do que está acontecendo com você. 

Por isso, é necessário não só conhecer, mas também entender como cuidar dos fios considerando estas diferenças entre cabelos masculinos e femininos.

1º Estrutura dos cabelos masculinos vs. cabelos femininos

Apesar da composição estrutural do cabelo masculino e feminino serem a mesma, existem diferenças importantes no que diz respeito ao fio de um e de outro.

Uma das principais, se não a principal, é a espessura do fio. O cabelo do homem é formado geralmente por fios mais grossos que fazem com que a calvície por afinamento seja algo mais difícil ou acompanhado pela idade. 

Um outro resultado disso é que eles possuem camadas de cabelos mais firmes. Isso gera dois resultados, o que já falamos sobre queda capilar, mas também a necessidade de maior hidratação. 

Caso você não tome esse cuidado ao deixar seu cabelo crescer, ele parecerá desgrenhado e ressecado, transformando-se no famoso “ninho de rato”.

Além disso, não só a formação da estrutura capilar diferencia o cabelo masculino do feminino, mas também o espaçamento dos folículos. 

Os homens possuem um espaçamento bem menor que as mulheres, isso faz com que seus cabelos apareçam, à primeira vista, mais volumosos. 

Infelizmente, isso também acaba acentuando o efeito embolado, caso não haja o cuidado necessário como visto acima.

2º Oleosidade nos cabelos masculinos vs. cabelos femininos

Outro aspecto da diferença entre os cabelos de homens e mulheres é a oleosidade presente. 

A espessura não gera somente resultados positivos para o cabelo. Ao contrário, graças a ela os cabelos masculinos acabam sendo mais oleosos que os femininos. Além disso, por serem menos porosos, também absorvem maior oleosidade.

Por isso, é necessário que o tratamento dos fios seja acompanhado de produtos direcionados para as características próprias de cada cabelo.

 

3º Hormônio: um amigo cruel 

Quando se fala de qualquer aspecto masculino, ouvimos logo de cara sobre a testosterona. De fato, esse é um hormônio que acompanha toda vida do homem, seja em qualquer tipo de realidade.

Também quando falamos da diferença capilar entre homens e mulheres, a testosterona se apresenta como um grande balizador. A mudança hormonal da testosterona em DHT que gera em muitos homens o fenômeno da calvície. Quando isso acontece, ocorre o afinamento dos fios, que resulta na queda capilar.

Como as mulheres não apresentam esse hormônio em grande quantidade, também não acabam sendo afetadas dessa maneira. Todavia, as que, por algum tipo de desregulação, apresentam esse tipo hormonal em maior quantidade, podem sofrer suas consequências na entrada da menopausa, que é quando os ovários param de produzir hormônios propriamente femininos.

 

4º Padrão de queda entre cabelos masculinos vs. cabelos femininos: um estudo de caso

Por fim, vemos o aspecto da própria queda capilar. Caso já tenha pesquisado sobre o assunto, deve ter reparado que o padrão de queixa de queda capilar varia nitidamente entre homens e mulheres.

De fato, nos homens a queda costuma-se concentrar em uma região específica do couro cabeludo, enquanto as mulheres, por padrão, possuem a queda de modo mais espaçado.

Podemos dizer que os lugares mais comuns de queda são: “na região occipital e nas entradas, nos homens, e na coroa, nas mulheres…”, conforme especialista.

Como a área da coroa é mais ampla, isso gera o espaçamento dos locais de queda dos cabelos femininos. Além disso, o local fica facilmente escondido, considerando que os cabelos femininos são na maioria das vezes mais longos.

 

Cabelo masculino vs. cabelo feminino: como cuidar das diferenças?

Considerando essas diferenças, já te respondemos uma pergunta muito importante: não, você não pode dividir o seu shampoo com o seu parceiro(a)!

Primeiramente porque  os cabelos não são totalmente iguais, nem mesmo entre pessoas do mesmo sexo, por isso, cuide corretamente dele.

Caso, você use um produto que não corresponda a sua estrutura capilar (homem ou mulher), você poderá danificá-lo mais ainda e até trazer para si o problema da alopecia adquirida. 

Além disso, há também as diferenças de PH que atrapalham na eficácia de produtos femininos para cabelos masculinos e vice-versa. Em vista disso, não queira fazer uma tola economia agora, para gastar um dinheiro muito maior depois.

Após vermos os mitos e as verdades sobre a diferença entre cabelo masculino vs. cabelo feminino, fica claro que o assunto não é tão fácil quanto parece, não é!? 

Além disso, haverá um gasto muito maior que custará não só o seu bolso quanto a sua autoestima, caso você não tome os cuidados básicos.

Portanto, caso você queira conhecer um pouco mais sobre o assunto e assim evitar perdas muito maiores no futuro, acompanhe a Royal Drop e descubra o que há de melhor para a saúde do seu cabelo e a manutenção da sua autoestima.  

Leia mais sobre a diferença e cuidados para cabelos masculinos e femininos no blog.