A preocupação com o crescimento capilar não é um assunto exclusivo de pessoas que sofrem com algum tipo de alopecia, no melhor português possível, que tem calvície ou são carecas.

Veja bem, poderíamos falar somente do Brasil, mas isso não seria tão abrangente e nem apontaria a realidade dos fatos. Por isso, só para começar a te ajudar a abrir os olhos, note algumas dessas estatísticas:

Você sabia que, no Brasil, o mercado de cosméticos para cuidado pessoal movimentou cerca de 30 milhões de dólares segundo pesquisas? E, também, que os EUA, em primeiro lugar na pesquisa, movimentaram cerca de 89,5 milhões segundo essa mesma fonte. Tudo isso só em 2018. Imagine só agora, quando ao voltarem aos poucos os eventos públicos e as atividades coletivas após o momento de isolamento social, o que mais se fala é em dar uma repaginada no visual para reencontrar os amigos. 

As receitas apontam que de fato esse é um ramo muito aquecido e não falamos isso para que você queira abrir uma marca ou algo do tipo, mas para  que você entenda que existe de fato uma necessidade de cuidado estético pessoal. 

Reconhecida a importância dos cosméticos de cuidado pessoal é possível notar a relevância que existe  no cuidado para um crescimento capilar saudável. Isso tudo se dá porque não é somente um grupo social que valoriza tal aspecto estético, mas diversas sociedades têm neste tópico algo em comum.

Uma história que te fará se cuidar mais…

O ser humano enxerga de maneiras diferentes diversos assuntos, mas observar o cabelo como sinal de  beleza, honra e maturidade parece ser um ponto que unifica os povos. 

No Oriente, por exemplo, os cabelos são tão valorizados – de modo especial nas culturas judaicas e islâmicas – que o assunto causa até polêmicas no exército e também sustenta leis.

Já aqui no Ocidente, reparamos a beleza também associada a um cabelo bonito, bem cuidado e que se encaixe como uma “moldura” para o rosto. 

Por outro lado,  simbolicamente o cabelo contém a vida, a pessoa, a capacidade do amor e do ódio, para algumas tribos e correntes religiosas. Além disso, os fios viraram sinais de luta, resistência, nos discursos de igualdade e respeito entre os povos e as culturas. Assim, podemos dizer que o cabelo, resume a história do homem em seus mais diferentes aspectos.

Tudo na vida está ligado ao cabelo: da fé ao serviço, da honra à desonra.

Crescimento capilar, um assunto de todos: 

Tendo visto a importância do cabelo para a sociedade, a conclusão não é somente a importância dele, mas a necessidade do cuidado. Um cabelo bem tratado, com bom aspecto fala muito de você, de quem você é e como se apresenta para vida, pois antes até mesmo de sorrir, seus cabelos, junto com o todo, são o seu cartão de apresentação. Comumente os cabelos bem tratados, rendem os olhares de todos à sua volta.

Isso te faz necessariamente ter que cuidar deles. Um dos principais cuidados é com o crescimento capilar e, comicamente, todos os outros que são indiretamente ligados a ele, ou seja, irão afetá-lo de algum modo. Além do que é propriamente estético, queremos te apresentar alguns aspectos que te convencem mais ainda sobre o assunto

1º Autoestima

Já falamos em outro artigo sobre a importância dos cabelos para a sua autoestima, porém vale lembrar: um cabelo forte, bonito e que não saia quebrando por aí é algo que te fará se sentir muito bem. 

2º Prevenção

Apesar de necessariamente estar passando por um problema de calvície, um cuidado ruim com os fios pode gerar algo muito pior que te fará ter muito mais dor de cabeça. A alopecia adquirida pode ser um grande incômodo, por isso, a prevenção é o melhor tratamento. 

Não se engane, é fácil seus cabelos começarem a cair.

3º Saúde

Apesar de estarmos falando sobre crescimento capilar, uma excelente notícia é que isso pode ser a solução para a saúde de todo o seu corpo. 

Quando tratamos as alopecias de maneira mais séria, será necessário modificar minimamente a sua alimentação, incrementando à sua rotina um cardápio realmente saudável e com bastante nutrientes, vitaminas e minerais.

 

Crescimento capilar: o que eu posso fazer, então?

Depois de tantos benefícios apresentados, se essa é a pergunta que está na sua cabeça, já respondemos parte dela. A alimentação é a peça fundamental para que você possa de fato ajudar e responsabilizar-se, não só pelo seu cabelo, mas por todo o seu corpo.

Uma dieta balanceada, rica em vitaminas, ferro, zinco e acompanhadas com proteínas irá te ajudar muito. Todavia, existem outras atitudes que irão te ajudar e muito. Além disso, manter os cabelos sempre presos ou num penteado muito apertado causa um mal enorme aos fios, podendo resultar até mesmo em queda capilar. E esse é um problema que não queremos, certo?

Outra dica é a utilização de um cronograma de crescimento capilar. De fato, um tratamento com hidratação, nutrição e reconstrução, vai auxiliar muito não só o crescimento do seu cabelo, mas também a aparência, a força e o seu brilho. 

Por fim, a utilização de cosméticos que foram tecnologicamente projetados para acelerar o processo de crescimento capilar é uma opção fortemente recomendada. A ciência, através de diversas pesquisas desenvolveu algumas maneiras que te ajudarão nesse processo de cuidado.

Já não é incomum conhecermos pessoas bem próximas até que fazem utilização de alguma substância tônica para crescimento capilar. Porém, não caia no conto do vigário, existe muito charlatanismo e mentira no mercado, por isso, use um produto de confiança e com resultados comprovados.

 

É hora de tomar alguma atitude quanto à crescimento capilar:

Aqui apresentamos formas fáceis, mas que irão te poupar uma grande dor de cabeça posteriormente. Apesar de ser um assunto que não anda muito nos holofotes, uma grande quantidade de pessoas se não possuem, possuirão alopecia algum dia.

Uma pesquisa interessante mostra que 55% dos homens, entre 18 e 35 anos, apresentam em fotos sinais de calvície. Se é possível identificar isso nas fotos, onde tentamos esconder o máximo de defeitos possíveis, imagina na vida real?

Esse é só um de diversos dados assustadores que demonstram que, caso você queira manter a saúde e o crescimento capilar em dia, você precisa manter um cuidado mínimo. 

Caso queira saber como manter seus cabelos saudáveis, fortes e ainda se inteirar sobre novidades na área de crescimento capilar, continue acompanhando nosso blog e aprenda essas e outras dicas que não farão seus cabelos caírem, diferente dos estresses do cotidiano.