Um banho quente em épocas frias e geladas é indispensável para qualquer pessoa. Afinal, nada melhor do que um banho quentinho após um longo dia de trabalho. Contudo, em se tratando da saúde de nossas madeixas, precisamos levar algumas questões em consideração, já que muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da possibilidade de lavar o cabelo com água quente ou fria.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba as diferenças entre lavar o cabelo em água quente e fria.

cabelo

Por que devemos evitar a água quente no cabelo?

Lavar as nossas madeixas é essencial para contribuir com a saúde dos fios. Afinal, queremos sempre vê-los bem, luminosos e com um crescimento eficiente. Quando o assunto envolve a lavagem de cabelo — seja na água fria ou na água quente — precisamos considerar uma série de fatores em que se pretende ter, ou até mesmo as condições do cabelo que desejamos obter.

Contudo, já devemos adiantar que lavar o cabelo com água muito quente tende a ressecar ainda mais o cabelo. Se o seu objetivo é deixá-lo com um aspecto mais saudável e fazer com que o seu crescimento seja mais rápido e brilhante, é crucial evitar a água quente. Além disso as altas temperaturas da água podem contribuir com uma hipersensibilização do couro cabeludo, e até mesmo da haste capilar.

Se formos ressaltar alguns malefícios do contato da temperatura da água quente em nosso couro e cabelo, poderíamos lembrar da oleosidade, que acaba sendo produzida com mais intensidade.

Isso ocorre porque o couro precisa ser protegido, e quando a água quente “bate” na superfície e acaba machucando a pele, o organismo entende que a região capilar precisa de mais oleosidade para impermeabilizar o couro, que consequentemente, acaba indo para os fios.

Uma segunda questão que precisamos relembrar é que a água quente tende a abrir as cutículas dos fios capilares, fazendo com que diversos nutrientes importantes para a saúde do cabelo sejam perdidos. Ou seja, teremos fios mais ressecados, quebradiços, opacos e com frizz.

 

Hábito de lavar o cabelo somente com a água quente: o que pode promover?

Apesar das consequências que podemos observar com o uso da água quente para lavar o cabelo de forma casual, já oferece problemas para os nossos fios. Contudo, quando temos o hábito de lavar o cabelo somente com água quente, percebemos alguns aspectos, como por exemplo:

1. Redução na definição de cachos

Para as mulheres que possuem aqueles belíssimos cachos, a água quente pode acabar atrapalhando o volume e a modelagem. Isso porque as temperaturas elevadas acabam prejudicando a definição das madeixas, e logo, os fios tendem a se abrir, perdendo nutrientes importantes. Isso porque, em se tratando de cabelos cacheados, manter a hidratação é fundamental para garantir excelentes resultados.

2. Coloração mais desbotada

Para mulheres que não desejam que os fios claros sejam tingidos mais rapidamente, é melhor ficar de olho na água quente. Como já sabemos, a coloração química pode acabar sendo alterada com a temperatura da água. Isso porque os fios capilares tendem a se desbotar com mais facilidade e rapidez durante a lavagem.

3. Acelera o acúmulo de caspa

Caso você não saiba, quando nos encontramos em um quadro intenso de produção de glândulas sebáceas oriundas da água quente no cabelo, o quadro de quem já sofre de caspa pode piorar ainda mais. Além disso, esse resultado pode ser ainda pior com o uso constante de bonés, resquícios de hidratantes ressecados no cabelo, e entre outros relacionados.

 

Os benefícios da lavagem em água fria (ou ambiente)

Agora que você já entendeu os malefícios de lavar suas madeixas em água quente, não fica difícil perceber que a lavagem dos fios em água fria ou preferencialmente em temperatura ambiente, promove muito mais benefícios.

Ao contrário da água quente, a água fria tende a selar as cutículas dos fios capilares. Dessa forma, o processo para desembaraçar o cabelo após o banho se torna muito mais fácil. Além disso, os fios tendem a absorver de uma forma muito mais eficiente os nutrientes do condicionador, de hidratantes, máscaras capilares e entre outros produtos necessários para nossas madeixas.

O uso frequente da água fria ou em temperatura ambiente também consegue fazer com que os cabelos durem muito mais em tratamentos de tricologia e seus respectivos efeitos.

Além disso, também podemos citar um outro excelente benefício de lavar suas madeixas em água fria, que é o caso da redução dos efeitos agressivos do secador, da tintura, da chapinha e outros produtos químicos. Isso porque a água fria tende a reduzir a sensibilidade dos fios, e dessa forma, oferecer mais maciez e brilho aos fios.

lavar o cabelo

Água fria também previne o surgimento de doenças na região capilar

Até o momento, conseguimos entender que a região do couro cabeludo é extremamente sensível, e logo, precisa de cuidados para que possamos evitar o aparecimento de bactérias, fungos, seborreias e entre outros tipos de doenças.

Sendo assim, para quem já possui caspa, pode ser eficiente adotar o uso de lavar os cabelos com água fria! Isso porque a água excessivamente quente piora o estado dos fios, pois estimula a produção de resíduos oleosos, aumentando ainda mais o problema.

Coceiras, alergias e pequenas feridas podem surgir com banhos excessivos em água quente, especialmente a quantidade de banhos que é realizada durante o dia. Contudo, isso não significa que devemos abandonar o uso do banho quente. Em estações mais frias, tendemos a aumentar a temperatura da água para nos sentirmos bem, e claro, esse processo é totalmente comum.

Entretanto, não devemos abusar desses banhos, e entender que seus cabelos precisam de cuidados especiais. Tente fazer com que a água quente caia somente sobre o seu corpo, e deixe para utilizar a água fria em seus cabelos e couro cabeludo, quando convier. A ideia é não exagerar e, acima de tudo, entender o comportamento do seu cabelo.

 

Conclusão

Conforme vimos, os cuidados com as nossas madeixas precisam estar em primeiro lugar, caso desejamos fios mais macios, brilhantes e saudáveis. A ideia, nesse artigo, não é abdicar do uso da água quente para o cabelo, e sim na redução dessa ação para não prejudicar a saúde de seus fios, e principalmente, do couro cabeludo.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar a tornar o seu cabelo maravilhoso e com fios extremamente saudáveis.

 

Continue acompanhando todos os conteúdos sobre cabelo da Royal Drop aqui no Blog.