Um cabelo grande, forte e brilhoso, é um dos sonhos da maioria das pessoas. Assim como outros aspectos estéticos do corpo, o cabelo merece sua atenção. Cuidados com o cabelo são necessários para potencializar o seu charme natural.

Por isso, é importante focar nos cuidados capilares, até os mínimos detalhes. O processo de lavar e secar o cabelo com zelo e delicadeza, são só alguns desses exemplos. Para o cabelo se desenvolver de forma saudável e crescer, uma das dicas mais importantes é o cronograma de crescimento capilar.

Caso queira saber tudo sobre um caminho de cuidar de seus cabelos e fazê-los crescer fortes e saudáveis, preste atenção neste artigo.

Entenda o cronograma de crescimento capilar!

O que é um cronograma de crescimento capilar

Antes de falar de forma direta sobre cronograma de crescimento capilar, é preciso entender um pouco sobre a própria estrutura do cabelo. O fio de cabelo é formado de cutícula, medula e córtex.

Quando manipulamos nosso cabelo, fazendo procedimentos químicos, alisamentos e outros processos, ele é afetado. Perdendo, assim, muitos de seus nutrientes. Por exemplo, provavelmente você conhece alguém que ao fazer um processo de coloração sofreu um corte químico, devido ao procedimento. Esse processo é resultado de produtos que agridem o fio, manipulados por alguém que não entende a química por trás do procedimento estético. 

Todos nós conhecemos alguém que quis pintar o próprio cabelo e no final, estava com uma cor linda, só que caiu várias mechas. Isso se dá pela mistura de hidróxido de oxigênio e pó descolorante, que mal ministrada, resulta na queima dos fios.

Um cronograma de crescimento capilar serve para restabelecer os nutrientes perdidos, dando vida e vigor para aqueles cabelos. É por isso que em procedimentos muito agressivos ao cabelo, um cronograma capilar é incluído no processo.

Qual a diferença de um cronograma de crescimento capilar para um comum?

Um cronograma comum, por sua vez, já auxilia no crescimento do cabelo. Qual seria então a diferença desse para um cronograma de crescimento capilar?  

Existem diversos tipos de cronogramas, dependendo da sua finalidade, cada um age focado em alcançar seu objetivo por meio de vitaminas próprias. O cronograma de crescimento capilar é direcionado para o desempenho de nutrir e fortalecer seu cabelo para ajudar ele a se desenvolver e crescer.  

Quando buscamos um cronograma de crescimento capilar, precisamos focar na fase de nutrição, dando um boom nesse processo e principalmente utilizando óleos e nutrientes que possam ajudar no crescimento e fortalecimento do fio.

Passo a Passo do cronograma de crescimento capilar

Esse caminho de cuidado é dividido em três passos essenciais: reconstrução, nutrição e hidratação. Segundo os pesquisadores, os silicones, óleos vegetais, polímeros, queratina e  filtros solares estão dentre os ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos.

1. Hidratação

Ao longo do dia, uma percepção comum que temos do nosso cabelo é que está seco e sem brilho. 

Provavelmente, em um desses “sextou”, você antes de sair do trabalho passou no banheiro da empresa para ver como estava o visual. Ali você levou um susto, cabelos juntos, secos como palha… Pode ter sextado, mas seu cabelo está achando que é segunda. 

A hidratação  é como se você tivesse dado uma folga para os seus cabelos, e agora ele pode ficar relaxando em uma hidro. Toda água que ele perdeu ao longo do dia é reposta, restaurando a maciez e o brilho. A hidratação do nosso corpo é feita com água, mas não podemos seguir a mesma lógica para os cabelos.

 Para uma boa hidratação, é necessário escolher produtos que possuam glicerina, pantenol, algas, leites e extratos de frutas e plantas. É muito importante que você escolha o produto que melhor se adapte ao seu tipo de cabelo. A hidratação pode ser feita durante o banho, na pausa entre o shampoo e o condicionador. 

2. Nutrição

Para um bom cronograma de crescimento capilar, esta etapa possui uma importância enorme. 

Imagine, quando o seu cabelo começa a cair… Provavelmente é por alguns desses motivos: enfraquecimento dos fios, mudança rápida da etapa de vida do cabelo, má circulação ou infecções no couro cabeludo.

É por isso que nesta etapa, quando falamos especificamente sobre um cronograma de crescimento capilar, precisamos dar um tchã nesta parte do processo.

Como a nutrição é feita a base de óleos, uma boa dica é fazer uma umectação com óleo de rícino. Restabelecer os nutrientes e agregar vitaminas, é o segredo para restabelecer a força do seu cabelo.

3. Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais potente, por isso, ela possui um espaçamento bem maior. De 15 em 15 dias costuma ser o espaçamento ideal. Caso faça o processo desnecessariamente, isso pode resultar em queda de cabelo, por ficarem quebradiços.

Mito vs. Fato – Mas, é verdade? 

Assim como em outros assuntos, existem inúmeros boatos e mitos sobre cuidados capilares. Alguns só nos farão rir, outros, porém são muito prejudiciais, podendo causar o oposto do que se espera.

Queremos pontuar alguns para que você possa se precaver e não ser pego por uma surpresa indesejável. Além do mais seria um susto muito desagradável, após fazer um cronograma de crescimento capilar, ver seus cabelos quebradiços ou, pior ainda, caindo.

1. Deixar os produtos por muito tempo

As soluções químicas possuem tempo de reação, então tenha muita atenção aos rótulos! Deixar por mais tempo do que o recomendado poderá ter consequências negativas. Uma consequência seria se o resultado sair ao contrário do que foi esperado. Também pode acontecer de não haver mais reação e o produto não fazer mais efeito.

Deixar por mais tempo não fará o resultado aumentar, ao contrário, pode ser uma escolha perigosa. Siga com muita cautela as orientações de cada produto. 

2. Reconstrução, só SE necessário

O processo de reconstrução poderíamos dizer que é o mais “pesado”. Por isso, lembre-se de só fazer se necessário e quando necessário. Respeite o tempo do seu cabelo. 

Como podemos ver, um cabelo em bom estado precisará passar por esse processo no MÁXIMO uma vez ao mês, isso mesmo, só uma vez. 

Caso seu cabelo precise de uma atenção maior, esse processo deverá ser aplicado com uma pausa mínima de 15 dias.

3. Cronograma capilar não é só caseiro

Existem sim boas soluções para um cronograma capilar caseiro e com produtos naturais. Porém, essa solução nem sempre é a melhor ou a mais impactante, e pode não ser a mais indicada para o estado do seu cabelo.

Se pesquisarmos em algum repositório de artigos acadêmicos, vemos como a ciência vem se desenvolvendo e aprendendo sobre a manipulação da estrutura capilar. 

Podemos notar no Scielo, uma das maiores plataformas de artigos acadêmicos, que há quase mil artigos sobre o tema. Todo esse estudo gerou uma tecnologia que é capaz de apresentar o melhor resultado.

Cronograma, a melhor opção!

Após vermos juntos os benefícios do cronograma de crescimento capilar, você só pode ter uma conclusão: “Isso é muito bom; é para mim!” Muitos especialistas já afirmaram que o cronograma é muito indicado para o crescimento do cabelo. A Dra. Maria Paula afirma que, “A melhor forma de cuidar dos cabelos (…) é realizando um cronograma capilar”. 

Agora, faça-o e aproveite todas as oportunidades para ver seu cabelo bonito, cheio de vida, grande e brilhoso. Para isso, é preciso conhecer e acompanhar as maiores novidades em tecnologia na área.

 Acompanhe-nos para saber não só sobre as melhores soluções para um cronograma de crescimento capilar, mas sobre muitas outras oportunidades de ver seu cabelo da melhor forma possível.