Em geral, algumas informações sobre cabelo são passadas de geração para geração e acabam caindo no senso comum. Desse modo, acaba sendo cada vez mais complicado compreender o que é verdade e o que é mito.

Por isso, reunimos os 15 maiores mitos e verdades sobre cabelo, para você não cair nas histórias que contam por aí e cuidar melhor das suas madeixas.

Será que caspa causa queda do cabelo? Pintar cabelo faz surgir novos fios brancos? Dormir com cabelo molhado é prejudicial? Ainda que haja dizeres com realidade, há muita crença que deve ser deixada de lado.

Sendo assim, desmistificar algumas questões é fundamental, uma vez que informações falsas podem prejudicar os fios.

Quer entender o que é mito e o que é verdade sobre o cabelo? Então é só continuar acompanhando esse conteúdo.

Os 20 maiores mitos e verdades sobre cabelo

1. Pintar o cabelo é algo que pode resultar na queda

Em primeiro lugar, é importante compreender que a tintura é algo que age apenas nos fios, não na raiz, desde que a pessoa não seja alérgica, a tintura não vai provocar a queda.

Dessa forma, é MITO, especialmente nos dias de hoje, as colorações estão bem atualizadas, portanto, são desenvolvidas com aminoácidos responsáveis por proteger o cabelo, uma vez que fecham qualquer cutícula aberta devido à amônia.

2. Caspa é indício de que o cabelo está sujo

A caspa é apenas um sintoma de um problema conhecido como dermatite seborreica. Isso significa que não é sinal de sujeira, logo, é MITO.

É uma dermatite que pode ocorrer em diferentes lugares do corpo e, até mesmo, no couro cabeludo, mas, isso não indica que o indivíduo possui má higienização, apenas significa que a pessoa sofre com uma questão que poderá ser eliminada.

3. Cabelo enrolado na toalha é prejudicial

Conforme alguns especialistas explicam, a tração que esse costume resulta não é nenhum pouco saudável, justamente por esse motivo, isso é VERDADE, visto que torna mais possível a quebra, principalmente quando se passa bastante tempo dessa forma e o couro fica ainda mais úmido.

4. Touca térmica é responsável por potencializar a hidratação

Diversos cremes para hidratação podem ter o seu efeito intensificado com o calor. Nesse sentido, é VERDADE afirmar que a touca térmica potencializa esse processo.

Assim sendo, dá para recorrer à touca térmica ao decorrer da hidratação, dado que os cosméticos vão penetrar com facilidade.

5. A falta de condicionar pode prejudicar a textura do cabelo

Compreenda que ao lavar o cabelo apenas com o xampu, os fios perdem toda oleosidade e permanecem com aspecto elétrico, justamente por essa razão que é necessário usar o condicionador logo em seguida.

Dessa forma, é VERDADE, o condicionador proporciona brilho e maleabilidade.

Os 20 maiores mitos e verdades sobre cabelos

6. Os raios de sol podem prejudicar os fios

O cabelo liso e loiro, seguramente, sofre com o sol, portanto, é VERDADE, e para escapar do prejuízo, guarda-sol e chapéu são essenciais.

Ademais, alguns produtos são interessantes, já que contam com protetor solar, basta solicitar a recomendação de especialistas.

7. Água em baixa temperatura deixa os fios brilhantes

Embora a água bem quente seja responsável por prejudicar o cabelo, promovendo a estimulação de glândulas sebáceas, a água em baixa temperatura não irá tornar o cabelo brilhante. Logo, é MITO.

8. Babosa é responsável por deixar o cabelo mais forte

O extrato da babosa, também conhecido como aloe vera, é indicado com cuidado capilar, contudo, a babosa em seu formato natural pode provocar irritação, ou seja, é MITO.

9. Caspas pode favorecer a queda do cabelo

Como já explicado previamente, a caspa é indício de dermatite, portanto, é caracterizada por excesso de oleosidade. Assim sendo, pode seguir de descamação, bem como inflamação.

Desse modo, no estágio da inflamação, a caspa pode prejudicar as células do cabelo, ou seja, acelerar a queda capilar, então é VERDADE.

Justamente por esse motivo que é indicado o tratamento apropriado para eliminar esse problema.

10. Os produtos classificados como naturais são melhores

Se um xampu chegou até a prateleira do mercado, certamente, esse item passou por vários testes, não é mesmo?

Dessa forma, na perspectiva de segurança, independentemente da classificação (orgânico, químico, natural etc.), basta o usuário seguir as instruções, ok? Sendo assim, é MITO.

11. Chapéu e boné favorecem a queda dos fios

É bastante comum que esse tipo de conhecimento seja dito por avós, mães e tias, especialmente para os meninos, contudo, não passa de um MITO passado por gerações.

Qualquer pessoa pode usar boné e/ou chapéu com tranquilidade, já que não faz o cabelo cair, nem prejudica o crescimento capilar.

A realidade é que esses acessórios podem agravar algumas circunstâncias de patologia capilar e isso é algo que favorece a queda dos fios que, eventualmente, já sofrem com esse problema.

12. Água quente pode fazer cabelo cair

Se a pessoa sofre com dermatite seborreica, daí é necessário não lavar o cabelo com água quente, dado que é algo que estimula muito a oleosidade.

No entanto, é MITO. Água quente não fará com que o cabelo caia. Por outro lado, é sempre recomendado que a higienização seja realizada com água fria ou morna, uma vez que quando está quente, o couro cabeludo, os fios e a pele são prejudicadas.

13. Ao esfregar o comprimento, os fios podem quebrar

O costume de esfregar o comprimento, mesmo que comum, é prejudicial, portanto, é VERDADE.

A realidade é que o cabelo deve ser secado apertando bem a toalha, pois, ao esfregar os fios, principalmente quando se usa força, certamente haverá a quebra.

14. Alimentação vai influenciar diretamente nos fios

Sobretudo, alimentação saudável também é cuidado capilar, portanto, é VERDADE.

A escassez de alguns nutrientes, como zinco e ferro, pode provocar a queda dos fios.

Desse modo, apostar em uma dieta equilibrada é imprescindível, principalmente alimentos ricos em proteínas, já que vão manter a força e a saúde do cabelo.

15. O xampu anti-resíduos é indispensável

Quem usa bastante produto nas madeixas, certamente precisa contar com esse tipo de xampu, isso significa que é VERDADE.

Esse tipo de produto é interessante, já que elimina toxinas do cabelo, principalmente o excesso de química, sendo assim, uma vez a cada 15 dias, no mínimo, dá para recorrer a esse xampu para o cabelo.

Viu só como informação real sobre o cabelo é primordial? Acabar com os mitos e seguir apenas o que é verdade facilita a vida.

Quer mais conteúdo como esse? Continue acompanhando nosso blog!