O seu cabelo é saudável? Afinal, o que é ter um cabelo saudável? Muitas pessoas acabam não sabem quais cuidados precisam ter com os fios para que eles sejam, de fato, saudáveis. Muito além de um cabelo bonito, o cabelo saudável apresenta também outras características, e faz toda a diferença, inclusive para a autoestima.

Portanto, se você quer saber como cuidar do seu cabelo para que ele cresça cada vez mais bonito, forte e saudável, veio ao lugar certo. No post de hoje você confere um verdadeiro guia do cabelo saudável, com dicas de cuidados, alimentação, produtos e muito mais. Tudo para garantir ao seu cabelo a saúde que ele sempre mereceu ter. Vamos lá? Boa leitura!

alimentação para cabelo saudável

Tudo começa pela alimentação

Você sabia que a nossa dieta está diretamente ligada não somente à saúde dos cabelos, mas também das unhas? Isso mesmo! E, por isso, esse tópico é tão importante quando falamos sobre cuidados com o cabelo. Afinal, a nutrição precisa vir de dentro para fora. E, se você não consome os alimentos adequados para que ela ocorra, seus cabelos também sentirão essa falta.

Agora você deve estar se perguntando: mas quais alimentos podem ajudar no crescimento e fortalecimento do cabelo: E a gente te responde: aqueles alimentos que são ricos em proteínas, como peixes, ovos, leite, gelatina e derivados. Isso porque as proteínas contêm em sua composição os famosos aminoácidos, que ajudam não somente a proteger, mas também a fortalecer os fios, prevenindo a queda e deixando-os sempre bonitos e saudáveis.

Além desses alimentos, sua dieta também precisa conter outras vitaminas, como biotina, ômega 3, ferro e zinco, os quais estão diretamente ligados ao crescimento do cabelo, bem como à prevenção da queda e enfraquecimento dos fios.

cabelos

Como você lava os fios?

Apesar de parecer bastante intuitiva, a tarefa de lavar o cabelo pede alguns cuidados extras e que você sempre deve tomar para que eles estejam sempre lindos e saudáveis. Quando for aplicar o shampoo, por exemplo, cuide para que ele seja aplicado apenas na extensão do couro cabeludo, sem leva-lo para comprimento dos fios. Isso porque o shampoo possui propriedades adstringentes, as quais danificam o comprimento do fio, causando enfraquecimento e quebra.

Uma vez que o shampoo foi aplicado, é hora de massagear todo o couro cabeludo. Use as pontas dos dedos de forma delicada para fazer uma massagem com movimentos circulares em toda a cabeça. Sempre de forma leve, mas constante. Esse passo ajuda a melhorar a circulação no couro cabeludo, o que contribui também para o crescimento dos fios. Enxague como de costume.

Na hora de aplicar o condicionador, que é o responsável por selar as cutículas, cuide para que ele não seja aplicado perto demais da raiz dos fios. O ideal é que ele fique pelo menos a 4 dedos de distância para evitar que o couro cabeludo acabe ficando oleoso e o cabelo com aspecto de sujo, mesmo estando limpo.

Para facilitar a aplicação do condicionador, separe o cabelo em mechas e aplique uma pequena quantidade do produto ao longo dos fios. Espere o tempo de ativação (que costuma ser de três minutos) e enxague como de costume.

 

Mantenha os fios sempre limpos

Mesmo que seu cabelo seja volumoso, evite passar mais de três dias sem lavá-lo. Assim, você evita que fungos e bactérias se desenvolvam no seu couro cabeludo, o que pode comprometer a saúde e beleza dos seus fios.

Ah, prefira sempre água morna ao invés daquela muito quente, pois essa segunda faz com que os fios fiquem ressecados nas pontas e oleosos na raiz, além de quebrarem com muito mais facilidade. Sempre que possível, lave os cabelos durante o dia, assim você evita dormir com os fios molhados, o que é extremamente prejudicial à saúde dos fios.

 

Hora de secar as madeixas

Evite fazer movimentos de atrito do cabelo contra a toalha logo após sair do banho, pois isso aumentará consideravelmente o frizz dos fios, podendo até mesmo fazer com que quebrem e se enfraqueçam. Ao invés disso, prefira apenas retirar o excesso de água ‘espremendo’ o cabelo com a toalha, sem gerar atrito de movimento.

Tecidos 100% algodão são mais indicados para remover esse excesso de água, já que são mais macios do que as toalhas de banho. Uma camiseta velha, por exemplo, pode ser uma ótima opção na hora de secar os cabelos.

Deixar que os fios sequem de forma natural sem a interferência de fontes de calor é sempre a melhor opção. Mas caso seja inviável para você, procure sempre usar um bom protetor térmico antes de começar a secar. E não esqueça: mantenha o secador sempre a uma boa distância dos fios, pois esse simples hábito ajuda a reduzir e muito os danos causados por ele.

Depois de secar, você pode finalizar com um óleo reparador de pontas e frizz, mas sempre aplicando apenas no comprimento e bem longe da raiz. Assim, seu cabelo não perderá aquela aparência linda de limpo, mas terá uma boa finalização sem frizz.

 

Corte os fios regularmente

Principalmente se você quer que eles cresçam mais rápido, é indispensável manter uma regularidade no corte. Isso porque, além de deixar o cabelo com aspecto mais saudável sem as famosas e tão temidas pontas duplas, o corte também ajuda a trazer mais vitalidade para o cabelo, deixando-o mais leve e propenso ao crescimento saudável.

Portanto, esse é um cuidado que você sempre precisa ter com os fios, cortando-os periodicamente de três em três meses. Assim, você se livra das pontas duplas, do terrível ‘efeito pirâmide’ (quando as pontas começam a ficar ralas e o cabelo perde volume), e ainda dá um super up no visual, por mínimo que seja o corte.

cabelo

Seus fios também precisam de protetor solar

É isso mesmo, você não leu errado. Seus cabelos também precisam de proteção contra os raios solares! Não estamos falando que você precisa aplicar o mesmo protetor que usa no rosto no comprimento dos fios, fique tranquilo(a)!

Aqui nos referimos a outros tipos de protetor solar que ajudam a proteger os fios, como bonés e chapéus, por exemplo. Além desses, alguns leave-ins também levam em sua composição algum teor de filtro UV, o que é ótimo para proteger as madeixas dos efeitos do sol, principalmente durante o verão.

Lembre-se sempre de redobrar esses cuidados quando estiver mais exposto, principalmente em corridas, passeios no sol ou até mesmo na praia. Afinal, seus cabelos, assim como sua pele, também merecem esse cuidado extra, não é mesmo? Nada mais justo, já que eles estão diretamente expostos aos raios de sol, muitas vezes sem proteção alguma.

 

Químicas em excesso não fazem bem para o cabelo

Se faz parte dos seus planos cuidar melhor do seu cabelo, é importante ter em mente que as químicas em excesso não são uma boa opção nesse processo. Isso porque, além de danificar os fios (principalmente as que levam componentes mais fortes, como descolorantes e alisadores), muitas das químicas requerem cuidados bastante específicos. E, quando esses cuidados não são tomados, os fios acabam assumindo uma aparência bastante desgastada e nada saudável.

Portanto, para manter os cuidados com o cabelo sempre em dia, procure espaçar a periodicidade com que aplica química nos fios. Repensar a necessidade da química também é uma ótima opção. Que tal uma transição capilar? A beleza natural dos fios nunca esteve tão em alta. Aposte nela e tenha um cabelo muito mais bonito e saudável!

 

Para um cabelo saudável toda ajuda é bem-vinda

Se a sua autoestima está totalmente afetada pela saúde dos seus cabelos. Se você olha no espelho e já não se reconhece por conta dos fios descuidados, quebrados e totalmente sem vida, se essa já vem se tornando uma questão delicada, fazendo até mesmo com que você deixe de comparecer a eventos sociais por vergonha do aspecto do seu cabelo, é hora de mudar essa situação. E, apenas um bom profissional com bons produtos vai poder ajudá-lo(a) a recuperar tudo isso, inclusive o seu amor próprio e pela sua aparência.

Entenda o cronograma de crescimento capilar!

E, nesse segundo aspecto, a Royal Drop é especialista! Aqui você encontra os melhores produtos voltados para a saúde e recuperação dos fios existentes no mercado. Somos especialistas em produtos que ajudam o seu cabelo a crescer de forma saudável e forte, entregamos nossos kits no conforto da sua casa, acompanhados de manuais de aplicação que ajudarão em todo o processo de recuperação dos fios.

Portanto, se você já não sabe mais o que fazer para recuperar a saúde do seu cabelo, não hesite em nos procurar. Você pode conhecer todos nossos produtos em nosso site, ou até mesmo nos enviar suas possíveis dúvidas por uma de nossas plataformas de atendimento. Recuperação? Hidratação? Acesse nosso site, conheça nossos kits e escolha aquele que melhor se adequa às necessidades dos seus fios.

Nós queremos ajudar a recuperar a sua autoestima. E será um prazer contribuir nesse processo de resgate, tanto da saúde do seu cabelo quanto do seu amor próprio. Vamos juntos?

Nós queremos ajudar a recuperar a sua autoestima. E será um prazer contribuir nesse processo de resgate, tanto da saúde do seu cabelo quanto do seu amor próprio. Vamos juntos?

Continue nos acompanhando aqui no Blog e encontre conteúdos exclusivos no nosso Instagram.